terça-feira, 28 de março de 2017

Saúde em Portugal: Que prioridades?

O Fórum Saúde XXI disponibilizou publicamente o documento "Saúde em Portugal: Que prioridades?" que pode ser consultado aqui.

sábado, 11 de março de 2017

Seminário "Os dilemas da inovação em saúde - o exemplo da Knok, a Uber da Saúde"

Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, José Bastos, CEO da Knok é o orador convidado para o Seminário "Os dilemas da inovação em saúde - o exemplo da Knok, a Uber da Saúde", que se realiza no âmbito do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde, na sala 631, na Faculdade de Economia. A entrada é livre.

A Knok é uma aplicação móvel onde os pacientes podem marcar uma consulta com o médico que escolherem, com base na localização de ambos, e que tem sido descrita como a “Uber da Saúde”. A Wired, publicação norte-americana de tecnologia, ciência, entretenimento, design e negócios colocou a portuguesa Knok Healthcare entre as 10 inovações mundiais que estão a revolucionar os cuidados de saúde (mais aqui, aqui e aqui).

Neste seminário, o fundador da empresa, José Bastos, irá discutir como surgiu a ideia de criação do projeto, há cerca de um ano, e como têm sido enfrentados diversos  desafios tecnológicos, de internacionalização e de financiamento.

José Bastos nasceu no Porto, tem 41 anos, e é licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Durante a sua carreira, trabalhou em Corporate Finance e em Planeamento Estratégico na Sonae. Possui ainda duas pós-graduações: uma em Fusões e Aquisições (pela Universidade de Chicago) e outra em Estratégia (pela Porto Business School).


sábado, 4 de março de 2017

Sugestões de eventos e de leitura

Relembro que é já na próxima segunda-feira, dia 6 de março, que, no âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde da Porto Business School se realiza o seminário HVITAL – Um instrumento único de Big Data & Inteligência de Dados na área Hospitalar.
Na segunda-feira seguinte, dia 13 de março, realiza-se o Fórum Nacional SNS Serviço Nacional de Saúde, em Santo Tirso. E no dia 29 de março, o Health Cluster Portugal realiza o HCP's Meetings with Health Innovation + Market of Open Innovation in Health. Em suma, um mês recheado de eventos no setor da saúde na região Norte!
Destaco ainda dois artigos, um (publicado no Economist) sobre a revolução digital no setor da saúde e outro (da Forbes) com as conclusões de um estudo publicado no Annals of Internal Medicine em que, contrariamente ao que se tem demonstrado noutros estudos, não se encontra evidência de que os enfermeiros em papéis avançados prescrevam mais do que os médicos. A não perder!