quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Presidente da ARS Norte pediu a demissão

O Presidente da ARS Norte, Álvaro Almeida, pediu a demissão e a sua substituição já está em curso (notícia do DN e da TSF).

Ensaios clínicos - sugestões de leitura

O Financial Times publica uma notícia sobre "A tragédia de Rennes e o problema dos ensaios clínicos" onde se analisam as dificuldades associadas à regulação do setor farmacêutico - usando as palavras do autor "It is politically safer for a regulator to allow patients to die because a potentially life-saving drug has been held back than to allow patients to die because a dangerous drug has been released early."

Outras referências na imprensa sobre o assunto a merecer uma leitura: "Caso Bial. O que se sabe, o que não se sabe e o que dizem os especialistas" pelo Observador e Bial's Clinicial Trial in France Ends In Disaster. What Went Wrong?

domingo, 10 de janeiro de 2016

Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes

Saiu uma nova edição do clássico livro usado em avaliação económica de Drummond et al. (2015). Mais informação está disponível aqui.

10º Aniversário do Health Economics, Policy and Law

No passado mês de outubro foi realizada uma sessão para comemorar o 10º Aniversário da revista Health Economics, Policy and Law. No Blog Health and Social Care da London School of Economics foram disponibilizadas as ideias essenciais dos vários trabalhos apresentados no evento. Basta clicar no nome de cada autor neste post de síntese de Adam Oliver. Sugiro a leitura dos principais temas em termos de políticas de saúde que têm estado na moda nos países nórdicos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Novo livro - World Scientific Handbook of Global Health Economics and Public Policy

Vai ser publicado em março um novo Handbook sobre Economia da Saúde e Sistemas de Saúde. Informação adicional está disponível aqui.