segunda-feira, 29 de junho de 2015

Políticas de Saúde na Região Norte

No âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde, realiza-se amanhã, dia 30 de junho, pelas 19h00, o seminário "Políticas de Saúde na Região Norte", com Álvaro Almeida, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte. A entrada é livre, mas agradeço a confirmação junto de Carlos Pinto (cpinto@pbs.up.pt).

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Os 5 anos do Obamacare

Blumenthal e colegas publicaram uma análise no NEJM sobre os 5 anos do Affordable Care Act (conhecido como Obamacare). É de acesso livre e pode ser lida aqui.

sábado, 20 de junho de 2015

"Quanto devem custar os medicamentos oncológicos?"

É este o título de uma notícia do Wall Street Journal que merece alguns minutos de atenção. Um hospital americano com um papel relevante no tratamento oncológico (Memorial Sloan Kettering Cancer Center) decidiu criar um site (Drug Abacus) onde é possível "determinar qual deveria ser" o preço de 50 medicamentos oncológicos, atendendo a vários fatores: quanto estamos dispostos a pagar por ano de vida, qual o desconto que queremos quando há efeitos adversos relevantes, qual o caráter inovador do medicamento, etc. Esse preço é depois comparado com o preço de lançamento do medicamento nos EUA em 2014.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sugestões de leitura e eventos

Foi ontem publicado o Relatório de Primavera do OPSS que pode ser consultado aqui. A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada divulgou um estudo que encomendou à Porto Business School sobre a sustentabildade da ADSE e que pode ser consultado aqui.

De assinalar ainda alguns eventos que se vão realizar no Porto: um seminário com Eurico Castro Alves (aqui), um fórum sobre Inovação Social que terá um painel dedicado ao setor da saúde (ver aqui) e o Fórum da ERS sobre os direitos dos utentes e a regulação em saúde (aqui).


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Concorrência na prestação de cuidados de saúde

Um painel de peritos presidido por Pedro Pita Barros revelou publicamente a sua reflexão sobre a matéria, num texto que pode ser lido aqui.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Sugestões de leitura

A Deloitte acaba de publicar um documento interessante onde identifica alguns contributos da economia comportamental que devem ser tidos em conta em ações de comunicação destinadas a promover comportamentos saudáveis. Pode ser lido aqui. O Economist volta a escrever um artigo sobre o preço dos medicamentos (para ler aqui), enquanto por cá o Sinats foi publicado em Diário da República (aqui).