quinta-feira, 26 de março de 2015

Ainda sobre a Apple e o iwatch...

Mais um artigo, desta vez do Knowledge at Wharton, a reforçar a ideia de que o iwatch pode desempenhar um papel importante na monitorização da saúde das pessoas e na gestão de doenças crónicas.

14 Conferência da Associação Portuguesa da Economia da Saúde

A Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES) vai realizar a 14ª Conferência Nacional de Economia da Saúde entre os dias 15 e 16 de Outubro de 2015, em Lisboa, no Lisbon Marriott Hotel. Mais informação pode ser obtida aqui

quarta-feira, 25 de março de 2015

Apple e as inovações em saúde

Sugiro a leitura deste artigo de Vivek Wadhwa refletindo sobre a importância que muitas empresas da área da tecnologia (como, por exemplo, a Apple) estão a atribuir ao setor da saúde, prevendo o seu crescimento exponencial. Através de dispositivos como o iwatch estará facilitada a monitorização dos sintomas e reações aos medicamentos e a recolha de diversos dados sobre os doentes, mesmo após a sua aprovação pelas entidades reguladoras, o que poderá alterar sigificativamente o modo e duração dos ensaios clínicos.

sábado, 21 de março de 2015

Ainda o Medicamento para a Hepatite C e a Inovação

Dois comentários/posts a não perder: "o medicamento que está a levar à falência os EUA" de Jeffrey Sachs, onde se explica o contributo que os fundos públicos americanos deram para que o medicamento para a Hepatite C se tornasse realidade e esta discussão sobre eventuais soluções para os problemas identificados - como empresas de capital de risco com fundos públicos ou alterações fiscais.

Leituras de fim de semana

O Conselho de Ministros tomou algumas decisões relevantes em termos de saúde. Em primeiro lugar, aprovou a criação do SINATs. Em segundo lugar, aprovou duas  propostas de lei relativas aos estatutos da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Enfermeiros e, por fim, aprovou  o Programa Integrado de Promoção da Excelência em Investigação Médica. 

Já a Entidade Reguladora da Saúde divulgou o estudo "Os seguros de saúde e o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde", enquanto a EMA (Agência Europeia do Medicamento) publicou um livro para celebrar os seus 20 anos de existência (aqui). O objetivo da publicação é o de sinitetizar  as alterações e o progresso na regulação de medicamentos dos últimos 20 anos. 

A merecer referência ainda o documento do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde onde se comparam os cuidados de saúde primários em vários países europeus. 

terça-feira, 10 de março de 2015

Mestrados e Doutoramentos na Faculdade de Economia da Universidade do Porto

De 16 de março a 9 de abril irão decorrer as candidaturas aos mestrados e doutoramentos da FEP (aqui). Mais informação sobre o Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde pode ser obtida aqui.

domingo, 8 de março de 2015

Leituras sugeridas

O New England publicou mais um comentário em que se reflete sobre um sistema de saúde no mundo. Desta vez analisa-se a importância dos médicos de clínica geral/saúde geral e familiar no NHS inglês (pode ser lido aqui).

Quanto aos custos dos medicamentos contra o cancro continuam a ser objeto de atenção da imprensa internacional, sobretudo numa altura em que existe um aumento de autorizações para entrada no mercado - para ler aqui.



Sobrestimação dos benefícios e subestimação dos custos das intervenções médicas

Muito interessante este post da Vox que sintetiza uma revisão sistemática publicada no JAMA. Segundo os autores do estudo, "os participantes raramente têm expectativas correctas quanto aos benefícios das intervenções e quanto aos seus riscos ou possíveis consequências indesejadas" e "em muitas intervenções (testes, rastreios ou tratamentos) existe uma tendência para sobrestimar os seus benefícios e subestimar possíveis danos."

Os autores concluem ainda que o "enviesamento do optimismo" é originado por vários fatores: práticas comerciais da indústria, problemas de comunicação entre médicos e doentes quanto aos rácios risco-benefício e a esperança que as pessoas colocam nos cuidados de saúde e na profissão médica.

domingo, 1 de março de 2015

Inovação na Saúde

Na quinta-feira passada, dia 26 de fevereiro, o Programa Sociedade Civil, da RTP 2, foi dedicado ao tema da "Inovação na Saúde" e contou com a presença de António Lúcio Baptista,
Veronika Joukes, Joaquim Sá Couto e Braz Costa. Pode ser visto aqui.

Ainda esta semana o blog da revista Health Affairs disponibilizou dados adicionais sobre o designado problema da produtividade da I&D na indústria farmacêutica - o facto de as empresas farmacêuticas estarem a gastar cada vez mais em I&D, apesar de existir uma diminuição do número de medicamentos aprovados em cada ano.

Por fim, sugiro um pequeno artigo onde o responsável do NICE, Andrew Dillon, explica, de uma forma bastante simples, o modo como a instituição toma algumas das suas decisões.