quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Fim de ano

No último dia do ano de 2014 vale a pena sintetizar as notícias nacionais e internacionais que marcaram o ano (e os últimos dias). Embora já pouco se fale sobre o assunto, 2014 será certamente recordado pela ameaça do Ébola (e a revista Time escolheu como personalidade do ano todos aqueles que tomaram a difícil decisão de ajudar a combater a doença - para ler aqui). O preço do medicamento para a Hepatite C continua a "dar que falar" e Carlos Gouveia Pinto comentou o artigo de António Ferreira num post no Blog Saúde SA que merece ser lido aqui. Por falar em medicamentos, ainda de acordo com a revista Time, uma das 25 invenções do ano é uma caixa que dispensa medicamentos nos dias e horas em que devem ser tomados, ajudando sobretudo os doentes que sofrem de várias doenças crónicas (aqui). A importância de uma alimentação e de hábitos de vida saudáveis continuam a marcar a atualidade. Nos EUA foi publicada legislação que obriga as grandes cadeias a informarem os seus clientes quanto às calorias das diversas alternativas dos seus menus (incluindo bebidas) - aqui. Entretanto, em Portugal, a DGS publicou  mais informação estatística sobre hábitos alimentares e mortalidade e morbilidade associada à alimentação (disponível aqui). Infelizmente, o ano que hoje termina ficou também marcado pela saída de muitos profissionais de saúde. Para além dos enfermeiros (aqui e aqui), hoje o jornal Público publica uma reportagem relatando as histórias de vários médicos que decidiram abandonar o país (aqui). Aproveito o post para desejar que a situação se altere no próximo Ano de 2015 e que este se revele repleto de Saúde e de muitos sucessos para o País e em particular para a Região Norte!

sábado, 13 de dezembro de 2014

A quinzena em revista

As instituições de saúde da região norte têm sido alvo de atenção mediática na última quinzena. No dia 2 de dezembro realizou-se a cerimónia de inauguração dos Hospitais Senhor do Bonfim em Vila de Conde (notícia aqui). No dia 9, o Centro Hospitalar do Porto foi considerado o melhor dos grandes hospitais públicos portugueses (notícia aqui), num estudo da IASIST (aqui). António Ferreira escreveu, no dia 10, um artigo de opinião onde efetua uma caricatura de algumas dificuldades e problemas associados à fixação dos preços dos medicamentos  (aqui), questão que mereceu um post extenso de Pedro Pita Barros no seu blog Momentos Económicos (aqui).

A nível internacional, no dia 3 foi publicado o importante relatório anual da OCDE: "Health at a Glance" (aqui). No Reino Unido, continuam as preocupações com o problema da resistência aos antibióticos. Recentemente o NICE fez um alerta sobre o assunto (aqui) e ontem a BBC publicou uma notícia com as principais conclusões deste estudo. Se nada for feito, em 2050 prevê-se que existam mais mortes relacionadas com a resistência aos antibióticos do que por cancro.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Medical Decision Making - artigos mais lidos em 2014

A Medical Decision Making está a disponibilizar gratuitamente os 10 artigos mais lidos em 2014 (aqui), entre os quais: "Do We Really Value Identified Lives More Highly Than Statistical Lives?" de Louise B. Russell e "Comparing EQ-5D Valuation Studies: A Systematic Review and Methodological Reporting Checklist" de Feng Xie, Kathryn Gaebel, Kuhan Perampaladas, Brett Doble, Eleanor Pullenayegum.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Leituras recomendadas

Alguns documentos a merecer atenção: "The changing hospital landscape: An exploration of international experiences" da Rand Corporation (aqui), bem como os artigos mais lidos da SAGE Health and Nursing com acesso livre durante um período de tempo limitado (aqui).

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O preço dos medicamentos oncológicos

Recentemente foi publicada uma reportagem dos 60 minutos com o custo dos medicamentos oncológicos e o seu impacto na vida dos doentes nos EUA (vale a pena ver aqui, assim como esta reportagem do New York Times). Entretanto o Christensen Institute publicou um comentário sobre o assunto, salientando a importância de diagnósticos mais precisos. De um ponto de vista económico, convém relembrar a importância da elasticidade preço da procura (que depende da existência de substitutos) na fixação do preço dos medicamentos - quanto menor a sensibilidade ao preço, maior o preço que as companhias farmacêuticas podem cobrar.